TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TIC

  O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) já é uma prática consolidada há mais de duas décadas na Paideia, uma vez que a escola, e mais especificamente a sala de aula, constituem espaço privilegiado para a interação cultural, isto é, a sala de aula é um microcosmo, uma mostra em pequena escola do que ocorre no mundo, no entorno social, político, econômico e cultural.

  Portanto, as TIC devem e estão sendo utilizadas como ferramenta-chave a favor de uma aprendizagem crítica, autônoma, responsável e interativa, uma vez que igualmente estão no mundo físico e virtual das crianças e jovens, influenciando sobremaneira o universo psicológico dos alunos. Quanto a isso há que se tematizar essa prática em estudos constantes quanto aos impactos dessas tecnologias no universo de cada aprendiz.

  Cesar Coll e Nonereo (2010) ¹ esclarecem que os desdobramentos das TIC vão além das influências sobre as variáveis psicológicas do aprendiz ressaltando que o impacto delas [...] na educação é, na verdade, um aspecto particular de um fenômeno muito mais amplo, relacionado com o papel dessas tecnologia na sociedade atual (p.15). Ainda, citando Castells (2.000, p.60), os referidos autores comentam que estamos diante de um [...] “novo paradigma tecnológico, organizado em torno das tecnologias da informação” e associado a profundas transformações sociais, econômicas e culturais (COLL e MONEREO, 2010, p. 15).

  Sabendo-se disso, a Paideia procura adaptar seu currículo e didática, não alijando-se desse processo uma vez que estamos imersos em uma Sociedade da Informação (SI), que pode ser definida como:

[...] um novo estágio de desenvolvimento das sociedades humanas, caracterizado do ponto de vista das TIC, pela capacidade de seus membros para obter e compartilhar qualquer quantidade de informação de maneira praticamente instantânea, a partir de qualquer lugar e na forma preferida, e com um custo muito baixo (COLL e MONEREO, 2010, p. 20).

  Nesse contexto observa-se que os papéis do professor, aluno e conhecimento igualmente sofrem transformações e em nosso cotidiano temos nos debruçado frente a esses desafios de forma constante e responsável, buscando ressignificar e adaptar cada um deles a favor do ensino e aprendizagem efetivos.

  Há que se cuidar dos aspectos ético-morais imbricados nesse contexto e ter a família como parceira na compreensão e zelo frente aos princípios que devem pautar o uso consciente das TIC a favor da aprendizagem e compromisso coletivo dos saberes. Aprender a desconfiar e checar as fontes fidedignas das informações são encaminhamentos didáticos constantes frente ao alunado.

  Na rotina diária as TIC perpassam todas as áreas de conhecimento, não havendo uma aula específica de “informática”. Os professores de cada turma são responsáveis, junto à professora do laboratório de tecnologia de desenvolverem projetos onde as TIC se aliam aos conteúdos em pauta. Dessa forma, os procedimentos tecnológicos são apreendidos de foram concomitante aos conteúdos conceituais e atitudinais, tendo sempre como pano de fundo as competências e habilidades envolvidas em cada conteúdo proposto.

  Esse encaminhamento didático acontece desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, respeitando-se as especificidades do desenvolvimento cognitivo e sócio emocional de cada faixa etária.

  Além do uso das TIC frente aos projetos didáticos, as séries iniciais do Ensino Fundamental utilizam a Plataforma de Ensino-Aprendizagem e Avaliação Lógica de Matemática Educacross, dentro da programação pedagógica semanal, focada na gamificação matemática. São mais de 1.500 jogos com gamificação adaptativa, análise da interação e desempenho dos alunos. Os jogos contemplam as competências e habilidades preconizadas para o ensino da matemática nas séries iniciais do Educação Básica.

  O uso de tablets é outro recurso tecnológico para a realização de várias atividades nas diferentes áreas do conhecimento, bem como os smartphones, com diferentes propostas de navegação pela web, predominando essa última proposta o uso nas séries finais do Ensino Fundamental. Essas atividades caminham na direção das metodologias ativas, encaminhamento esse também utilizado como ferramenta didática.

  As salas de aula são equipadas com dispositivos multimídia, além de um auditório igualmente disponível para os mesmos fins.


Referência:

¹COLL, César e MONEREO. Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.